Os textos, os gráficos, as imagens, os vídeos, as animações e o áudio são tipos de media que servem de base à criação de sistemas e aplicações multimédia. Qualquer um destes tipos de media especificam uma representação, ou seja, uma estrutura de dados para armazenar informação e um conjunto de operações que podem ser aplicadas sobre essa estrutura.
Estes podem ser classificados através de várias propriedades:
- Quanto à sua natureza espácio-temporal
- Estáticos - agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão espacial.
- Textos:
O texto é o meio mais adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso, tornando-se na forma dominante de interação entre o ser humano e computador. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto (Bloco de Notas) - texto não formatado, paint text - ou através de processadores de texto (Microsoft Word) - texto formatado, rich text. - Imagens:
As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias estão para as revistas, os jornais e os livros. Estes podem ser considerados, respetivamente, do tipo bitmap e do tipo vetorial, quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura (scanner ou câmara digital) ou gerados no computador (programas mais adequados).
- Dinâmicos - agrupam elementos de informação dependentes do tempo, podendo alterar a ordem de apresentação dos conteúdos e por sua vez a informação associada aos respetivo tipo de media dinâmico.
- Áudio:
O áudio corresponde à produção electrónica do som nos formatos analógico e digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou nos discos de vinil e o formato digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. Os dois tipos de áudio mais utilizados na multimédia são sequências musicais e a fala (voz humana).
- Vídeo:
O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designam-se por frame rate. Tal como no áudio, o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal de emissão de um canal de televisão analógico. Por outro lado, o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal de emissão de um canal de televisão digital.
- Animação:
A animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de personagens desenhadas ou de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo modificações ao longo do tempo. Hoje em dia, a animação é muito usada para divulgar a informação de coisas que acontecem no nosso quotidiano, a grande ou a lenta velocidade, podendo também ser usada para entretenimento e divertimento pois é muito eficaz para a comédia. A animação é maioritariamente produzida no computador através de um software específico.
- Quanto à sua origem
- Capturados - Os tipos de media capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador (imagens paradas, imagens em movimento e som), através da utilização de hardware específico como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software especifico.
- Sintetizados - Os tipo de media sintetizados são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e software específicos (texto, gráficos e animações).
Fonte:
Apontamentos da aula, Conceitos básicos de Multimédia;
Apontamentos da aula, Conceitos básicos de Multimédia;
esta imagem foi me muito útil e agradeço muito por isso, muito obrigado
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