Daniela Esteves

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Sou a Daniela Esteves e estou no 12.º Ano na Escola Secundária de S.Pedro, Vila Real. Neste blog, forneço informações sobre diversos assuntos informáticos e dou a conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas B. Para além disso, existem publicações mais pessoais, na qual podem dar uma espreitadela!
Para entrar em contacto comigo, caso tenham alguma dúvida podem utilizar o seguinte endereço de e-mail: dfmesteves@gmail.com

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tipos de media



Os textos, os gráficos, as imagens, os vídeos, as animações e o áudio são tipos de media que servem de base à criação de sistemas e aplicações multimédia. Qualquer um destes tipos de media especificam uma representação, ou seja, uma estrutura de dados para armazenar informação e um conjunto de operações que podem ser aplicadas sobre essa estrutura. 

Estes podem ser classificados através de várias propriedades:
  • Quanto à sua natureza espácio-temporal 
    • Estáticos - agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão espacial. 

        • Textos: 
          O texto é o meio mais adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso, tornando-se na forma dominante de interação entre o ser humano e computador. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto (Bloco de Notas) - texto não formatado, paint text - ou através de processadores de texto (Microsoft Word) - texto formatado, rich text.
        • Imagens: 
          As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias estão para as revistas, os jornais e os livros. Estes podem ser considerados, respetivamente, do tipo bitmap e do tipo vetorial, quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura (scanner ou câmara digital) ou gerados no computador (programas mais adequados).


    • Dinâmicos - agrupam elementos de informação dependentes do tempo, podendo alterar a ordem de apresentação dos conteúdos e por sua vez a informação associada aos respetivo tipo de media dinâmico.

        • Áudio: 
          O áudio corresponde à produção electrónica do som nos formatos analógico e digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou nos discos de vinil e o formato digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. Os dois tipos de áudio mais utilizados na multimédia são sequências musicais e a fala (voz humana).
        • Vídeo: 
          O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designam-se por frame rate. Tal como no áudio, o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal de emissão de um canal de televisão analógico. Por outro lado, o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal de emissão de um canal de televisão digital.
        • Animação:
          A animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de personagens desenhadas ou de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo modificações ao longo do tempo. Hoje em dia, a animação é muito usada para divulgar a informação de coisas que acontecem no nosso quotidiano, a grande ou a lenta velocidade, podendo também ser usada para entretenimento e divertimento pois é muito eficaz para a comédia. A animação é maioritariamente produzida no computador através de um software específico. 

  • Quanto à sua origem
    • Capturados - Os tipos de media capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador (imagens paradas, imagens em movimento e som), através da utilização de hardware específico como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software especifico.
    • Sintetizados - Os tipo de media sintetizados são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e software específicos (texto, gráficos e animações).

 
Fonte: 
Apontamentos da aula, Conceitos básicos de Multimédia;

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