Daniela Esteves

Hello!
Sou a Daniela Esteves e estou no 12.º Ano na Escola Secundária de S.Pedro, Vila Real. Neste blog, forneço informações sobre diversos assuntos informáticos e dou a conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas B. Para além disso, existem publicações mais pessoais, na qual podem dar uma espreitadela!
Para entrar em contacto comigo, caso tenham alguma dúvida podem utilizar o seguinte endereço de e-mail: dfmesteves@gmail.com

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Modelo CMYK

O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores, e esta resulta da sobreposição das cores primárias (ciano, magenta e amarelo). 

 
O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros. Daí ser considerado um modelo subtrativo, visto que as cores são criadas pela redução de outras da luz que incide sobre a superfície de um objeto.
O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel. Esta assenta na sobreposição de camadas de tinta de ciano, magenta, amarelo e preto, representando as áreas brancas a inexistência de tinta e as áreas escuras uma concentração de tinta.


Aplicações: 
  • O modelo CMYK utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.
Fonte:
Apontamentos da aula, Imagem;   




Sem comentários:

Enviar um comentário