Daniela Esteves

Hello!
Sou a Daniela Esteves e estou no 12.º Ano na Escola Secundária de S.Pedro, Vila Real. Neste blog, forneço informações sobre diversos assuntos informáticos e dou a conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas B. Para além disso, existem publicações mais pessoais, na qual podem dar uma espreitadela!
Para entrar em contacto comigo, caso tenham alguma dúvida podem utilizar o seguinte endereço de e-mail: dfmesteves@gmail.com

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fases de digitalização de um sinal analógico para um sinal digital

Existem dois tipos de sinais: os sinais analógicos e os sinais digitais. Os sinais que circulam num computador ou gerados por um teclado são digitais e os sinal que um microfone produz é analógico. Para obter este sinal no computador há necessidade de digitalizá-lo, ou seja, convertê-lo para uma sequência de bits. Deste modo, a digitalização de um sinal analógico é composta pelas fases de:

 Amostragem  É o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos, do sinal contínuo.

 Quantização  Processo que permite quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta, ou seja, conversão dos valores recolhidos na amostragem, apenas num conjunto reduzido de valores possíveis.

 Codificação  Processo de representação dos valores para uma sequência de bits com valor 0 ou 1. A codificação associa a cada valor um código binário.


Fonte: 
Apontamentos da aula, Multimédia;

1 comentário: