Daniela Esteves

Hello!
Sou a Daniela Esteves e estou no 12.º Ano na Escola Secundária de S.Pedro, Vila Real. Neste blog, forneço informações sobre diversos assuntos informáticos e dou a conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas B. Para além disso, existem publicações mais pessoais, na qual podem dar uma espreitadela!
Para entrar em contacto comigo, caso tenham alguma dúvida podem utilizar o seguinte endereço de e-mail: dfmesteves@gmail.com

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fontes tipográficas

No decorrer da Subunidade 1, vou fornecer informação acerca das Fontes, fazendo um apanhado ao conceito de fonte, aos tipos de fontes existentes e às suas características. O uso de programas gestores de fontes permitem ao utilizador controla-las em cada momento e a sua utilização exige alguns critérios estéticos e racionais, por isso, estejam atentos! 



O termo fonte é geralmente confundido com tipo. Tradicionalmente, em tipografia, uma fonte refere-se geralmente a um tipo (ou Família Tipográfica) de um dado tamanho. Um tipo é um conjunto de desenhos correspondentes aos caracteres específicos de cada linguagem e são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão. 
As fontes tipográficas são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas. Compreende um conjunto de desenhos, como caracteres alfabéticos, numerais, marcas de pontuação e outros ideogramas ou símbolos relativos à linguagem em questão desenhados segundo um conjunto de características ou estilo. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.

Uma família tipográfica corresponde a um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles. Duas das famílias universalmente mais conhecidas são a Helvética (Arial) e a Times. A Helvética (Arial) faz parte da família das fontes sem serifa, enquanto que a Times representa a família das fontes com serifa.

A classificação dos tipos em serifa e não-serifa é considerado o principal sistema de diferenciação de letras. 


  • As letras com serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras. Os textos com serifa são usados em blocos de texto (como romance), pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.
  • As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês “sem serifa”), também chamadas grotescas. As fontes sem serifa costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos, já que parem mais limpas.


Como foi referido anteriormente, os tipos de fontes são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão. O tamanho de uma fonte utiliza como unidade de medida o ponto (pt) que corresponde aproximadamente a 0,3528 mm. Existem dois tipos de fontes: 


  • Fontes bitmapped - São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. Se uma impressora não suporta as fontes bitmapped, estas não podem ser impressas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.
  • Fontes escaladas - São definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas e contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas. Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. Fontes escaladas: Type 1, TrueType e OpenType.

Aplicações:



(Este projecto consiste na concepção de uma cronologia de fontes digital concebida para Tablet (Ipad2), nesta aplicação encontramos os tipos de letra mais marcantes da historia da tipografia, cada fonte está devidamente identificada com o seu criador (designer) e o respectivo ano, a aplicação tem algumas informações adicionais descritivas sobre o designer e sobre as aplicações em que esse tipo de letra se pode encontrar, também inclui várias amostras das variantes de cada fonte, um link que dá acesso a Internet relacionado com a fonte e por ultimo algumas fontes tem vídeos explicativos e com curiosidades sobre o tipo de letra.)


Fonte:  
Apontamentos da aula, Utilização do sistema multimédia Texto ;  
http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=29894 
http://claudiahs.files.wordpress.com/2010/05/55tipografias.png ;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiXb0sJTOzs3C8ZefIMXdcG0eauG0onmRnSae7l5M8qMmiE6DT74-DG_JpZ3BhWLIN2SiEs3B6hN_r9olpSry0dW8zjDs0XG90TQ8-V9dUdOs1NTebURK3NsQh0N4KQKwrs2gl8RiE8xs/s1600/12.png ; http://mobilefonts.sourceforge.net/images/bfe_screenshot.png ;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtkWdt7S-G4jw4AQzgwbt0BwQ0yDyvqUDqrNtb8dtA2z7lbhBabIckusTyh9IQyVdwE0B5FeVrd0Ui7S-K50GMyqG4kAi1KcFBIyCQR9tw5M3-1UguaO3STPhFpV9XX2-Du4ACiTZup1vZ/s1600/Type+1.jpg ;

Sem comentários:

Enviar um comentário